Não interessa aos libertários saber quantos são, pois nas suas hostes não se recrutam agentes do poder e muito menos se atribuem números aos militantes. (carlos fonseca)

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

E ainda...


Hoje é dia de "O Segundo Sexo" de Simone de Beauvoir.
Só a introdução. O resto fica para as férias grandes, se ainda lhes posso chamar assim... :)
Claro que tenho lido uma montanha de excertos de outras obras e feito as respectivas fichas de leitura para avaliação no seminário de Mulheres e Etnicidades.
Ando é muito indecisa nos temas dos trabalhos finais de seminários...
Só sei que vou fazer qualquer coisa que tenha a ver com o papel da mulher na banda desenhada, porque vai ser esse o tema da minha tese.
Aceitam-se sugestões. :D

9 comentários:

Fragoso disse...

Bem sugestão não tenho nenhuma, mas gosto mto do tema =D

joaninha versus escaravelho disse...

Se conheceres alguma Bd em que seja retratada a mulher, ou que seja a heroína, ou qualquer coisa desde que não seja manga agradeço que me digas. O meu email está no meu perfil.
Tks! :)

Carlos Paiva disse...

"Persepolis".

Obra fundamental para o tema em questão. Apesar de reflectir apenas o cenário do Irão.
Há em BD e há o filme.

Só em filme, tens "Les Triplettes de Belleville". É sobre a vida de uma emigrante portuguesa em França.

O trabalho de Milo Manara, embora de uma perspectiva diferente, é tambem importante na questão da femeninilidade.

Carlos Paiva disse...

"O ciclo de Cyann" do Bourgeon é protagonizado por uma mulher.

Vou-me lembrando a pouco e pouco...

joaninha versus escaravelho disse...

Muito obrigada! :)
Tenho mais dificuldade em arranjar Bds que retratem a mulher de uma forma "mais normal. Como se fosse um ser assexuado. Que nunca é evidentemente. Mas refiro-me por exemplo à figura de Prudence Petipas. Não sei se conheces. A heroína é uma senhora de idade já bastante avançada e as histórias são cómicas e excelentes.
O retrato da mulher tipo Milo Manara já é mais fácil de encontrar. Há imensos exemplos. Claro... :/
Agradeço que sempre que te lembres de algo me digas. :D
Não conheço o Persepolis. Vou investigar. E o outro também.
Tks :)

Fragoso disse...

pois assim de caras, tb só me vem à ideia Persepolis! http://en.wikipedia.org/wiki/Persepolis_%28comic%29

mas se me lembrar/encontrar mais alguma digo-te =)

joaninha versus escaravelho disse...

:) Obrigada!
Não sei é como ver o filme...
A candonga está em má altura :D
Vou procurar na FNAC.

Fragoso disse...

lol, deu à duas semanas no canal 2. tb só vi o filme. gostei bastante!

joaninha versus escaravelho disse...

Bolas! Não vi! :/