Não interessa aos libertários saber quantos são, pois nas suas hostes não se recrutam agentes do poder e muito menos se atribuem números aos militantes. (carlos fonseca)

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Leya vai construir livros escolares online com a comunidade de professores



"A Leya anunciou hoje em comunicado que pretende lançar, através da editora Sebenta, manuais escolares construídos on-line com a participação da comunidade de professores. O site para recolha de informação entrou hoje em funcionamento.

A Leya baptizou este projecto com o nome “MANUAL ESCOLAR 2.0”. Segundo a informação enviada à imprensa pela direcção de comunicação da Leya, "trata-se de um projecto inovador a nível mundial, que permitirá publicar os primeiros manuais escolares construídos on-line com a participação da comunidade de professores. O lançamento deste projecto, decidido há cerca de um ano, representa a primeira de diversas iniciativas da Leya na área dos novos recursos educativos de adaptação ao novo mundo da Educação e das Tecnologias a ela aplicadas."

O projecto abarca os manuais de Matemática 5º Ano, Ciências da Natureza 5º Ano, História e Geografia de Portugal 5º Ano e Português 7º ano, que serão editados pela Sebenta no próximo ano lectivo. A participação é feita através do site Manual Escolar 2.0. Os professores, mediante um registo e um login, podem seleccionar o livro que lhes interessa, e nessa área "são confrontados com posts sobre o projecto, materiais do mesmo para análise, inquérito e campos para a colocação de comentários relativos ao assuntos em análise. Os temas em debate serão substituídos com regularidade pelos gestores do site e poderão ter a ver com os conteúdos dos manuais, mas também com os títulos, as capas ou o grafismo dos mesmos."

Os contributos dos professores serão depois triados pela equipa da Leya, e os professores terão conhecimento de quais as alterações aos manuais decorrentes da sua participação.

O site inclui ainda uma área onde os professores podem partilhar os seus recursos educativos com outros professores, bem como informação de actualidade sobre a educação.
(Retirado do "Sapo")

Sem comentários: